O Falso Patriotismo

Cuspido por Sbrabues domingo, 6 de junho de 2010 2 enxeções de saco

Quarta passada eu saí com meu pai, que por sorte, neste pequeno "passeio", me veio uma certa inspiração para postar. Não que eu não tenha inspiração para postar, mas acho que meu maior problema com esse Blog é a preguiça de postar.
PORÉM eu estava contando para ele meus pensamentos. Papo vai, papo vem e nós chegamos na conclusão de que 99,99999% dos brasileiros possuem um "Falso Patriotismo". (essa parte da porcentagem é por minha conta) Mas de fato isso existe.
Como em "Tomates Verdes Fritos" contei tudo e agora irei explicar detalhadamente, citando "tamen" as fontes que me servirão de... diriamos... reflexão.
"O Lula é burro mesmo?" - post meu mermo, no Blog do Boladaço.
"Orgulho de ser Brasileiro" - post do Vitin, tamen no Lobg do Çobadola.
Não quer dizer que estes posts citam isso ou eskanbawn a 4, eles só serviram para eu refletir.

No dia 3 de Junho de 2010, a Seleção Brasileira joga em amistoso contra o Zimbábue, 10h 30m, horário de Brasília.
Enquanto isso na sala de aula o professor de geografia faz a chamada:
-"1...2...3...4...5...6...7...8...9...10...11...12...13...14...15...16...17...18...19...20...21...22...23..."

            "GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL"



Era o mesmo infeliz que chamou o Lula de burro. Ele estava assistindo ao jogo no meio da aula.
Acha que me importo? TO NEM AI. Só não precisava gritar tão alto, mas por mim...pode botar as amídalas para fora que eu não estou nem ai.
Mais tarde, conversando com meu pai sobre o fato dele ter gritado tão alto, meu papito indaga:
"Não vejo problema dele torcer pelo Brasil filho, não precisava gritar é claro, mas o fato dele torcer pelo Brasil no jogo demonstra o patriotismo dele."

Será mesmo que esse cara é patriota só por torcer pelo Brasil apenas no futebol?
LEMBRE-SE: APENAS NO FUTEBOL!


Como não sou um dicionário ambulante andei dando uma olhada pela net sobre o que é esse tal negócio chamado "patriotismo". Acabei achando um monte de coisas, mas reparem só no que uma pessoa diz no Yahoo!Respostas:
"Ser Patriota é ser unido em todos os aspectos e não somente em dias de copa do mundo."
Não estou dizendo que a pessoa que escreveu isso, esta certa ou não! Mas pelo menos ela pensa igual a mim.
Uma pessoa se torna patriota apenas por torcer pelo Brasil? Mas na hora de defender seu país, lutar pelos direitos de todos e saber o que acontece nele, você enfia o rabo entre as pernas e sai correndo!
O cara xinga o próprio presidente, fala que aqui é uma "merda" e que os outros países são tudo de bom, não se da nem ao trabalho de saber o que acontece dentro do país, mas pelo simples fato de torcer pelo Brasil num joguinho de futebol ele já se torna O PATRIOTA, defensor dos fracos e oprimidos, que luta pelo seu país.
Muito provávelmente todos nós temos uma imagem muito distorcida do que é ser patriota, uma imagem muito distorcida do que é ser nazista, do que é ser preconceituoso, e isso vai muito além do estou mostrando neste post. Mas pelo que tudo indica, no Brasil deve haver mais emos do que patriotas.
Não vou dar lição uma de moral em você leitor mesmo pq acho que já deu pra ter uma idéia do que é ser um Falso Patriota.
Também não estou dizendo que todo mundo tem que ser patriota e amar o seu país, só não quero que todos fiquem com essa máscara de amar o Brasil sendo que preferem a Europa.
Se é, É.
Se não é, NÃO É!
"A esse Sbrabues é mesmo hipócrita, fala fala fala mas aposto que ele prefere as coisas de outros países!"
PREFIRO MERMO
Mas não quer dizer que não valorizo meu país. Eu não trocaria minha vida aqui, por uma vida em qualquer outro lugar. 
Talvez um grande problema dos brasileiros é o de não respeitar e conhecer seu próprio país.
Exemplo disso, ocorreu semanas atrás, quando eu estava com meu primo na fila da bilheteria do cinema, lá no BH Shopping . A nossa frente estava um grupo de estudantes ( umas cinco meninas e duas meninos, beiravam seus 13 ou 14 anos). Um dos moleques havia esquecido sua carteira de estudante, logo, teve que pagar inteira. Indignado ele abriu o berreiro (querendo talvez impressionar uma das meninas com sua pseudo sabedoria) :
"- É impressionante, eu vivo num país democrático e só pq esqueci um pedaço de papel, não tenho o meu direito de pagar meia. Depois dizem que esse país é democrático" 
Acho que esse moleque deveria passar menos tempo no Shopping e no Twitter! Vamos analisar o que ele disse:

          "só pq esqueci um pedaço de papel, não tenho o meu direito de pagar meia"
Ninguém nunca teve esse direito de pagar meia entrada colega, eles apenas te dão a oportunidade de pagar mais barato, se vc provar que é um estudante. Não provou, não desfruta!

 "eu vivo num país democrático"
Correto campeão, e é exatamente por isso que vc não vai pagar meia, todos tem que mostar documento. Se vc não mostrasse documento e pagasse meia o país não seria mais democrático, certo?


Não vou continuar exemplificando o Falso Patriotismo, afinal comprei um lanche que está horrível, vc vai torcer pelo Brasil na copa sem saber o que o Lula esta fazendo, e falar mal do Brasil depois que ele perder a copa.

2 enxeções de saco:

Pri disse...

eu ia escrever exatamente isso, mas vc foi mais rápido :p

Sbrabues disse...

hsuahushaushaushuash
sinta-se intimada a dar seu parecer sobre o assunto!