O que é ser Cult?

Cuspido por Sbrabues sábado, 24 de julho de 2010 16 enxeções de saco

Duns tempos pra cá eu andei pensando e refletindo sobre o que é ser cult. Eu até mesmo conversei com o ramelão e consultei o wikipédia. Pelo menos no meu ciclo social essa parada de ser cult tá meio que virando uma espécie de modinha. Mas afinal... o que é ser "Cult"?


Ouvir Vivaldi?
Comer comida mediterrânea?
Decorar todas as músicas de Chico Buarque?
Ir ao teatro e a exposições de arte em dias úteis?
Ler todos os livros de Dan Brown ?
Gostar de artistas desconhecidos?
Se mostrar alguém com cultura? Então como é alguém sem cultura? Existe?

Ta aí. Muita gente acha que ser cult está diretamente ligado com a cultura. Mas espera ai... quem não tem  cultura? Pode me xingar mas eu afirmo que até mesmo quem tem óculos sem lente tem cultura!
Logo, cultura não está associado a cult, senão todo mundo seria cult e quem acha que é cult seria um grande otário, looooooooooooooooooooooogo...não é isso!

Mas meu Deus, o que Diabos é cult?

Pelo que eu entendi do wikipédia, lá diz que cult é um nome dado a algo de cultura popular, que possui admiradores ávidos. Tudo bem que lá diz mais um monte de coisa que se contradiz. Mas OK OK! Cult é algo de cultura popular que possui fãns ávidos, ou pode-se dizer chatos!? ( lembre-se que popular não é MPB, senão funk tbm é MPB!)
Então o que é mais cult? Pixinguinha ou Restart? HMMMMMM garotão que se acha o cult. Te peguei ãh?
Mas quem disse que wikipédia ta certo? Mesmo pq lá tem várias definições esquisitas e fala que Star Wars tbm é coisa cult. Mas quem gosta de Restart não nescessariamente gosta de Star Wars. Loooooooooooogo...não é isso tbm =/

AAAAAAAAAAAAAAA coisa dus inferno! Quem inventou essa maldita coisa chamada cult?

Após bater um papo com o ramelão nós both chegamos a uma conclusion.(falar inglês tbm é ser cult?)
Cult é uma característica de definição individual, dada a tudo aquilo que você gosta! Para os mais lerdinhos, cult é tudo aquilo que você gosta.

Você REALMENTE gosta de ouvir Vivaldi? CULT
Você REALMENTE gosta de comer comida mediterrânea? CULT
Você REALMENTE gosta de Chico Buarque? CULT

As pessoas acabam denominando aquilo que gostam de cult para se sentirem superiores. Isso não é cult. Isso é babaquice. Cult é perca de tempo.

Meu blog não é cult? VAI TOMAR NO SEU CULT!

16 enxeções de saco:

Boladaço disse...

Cult é apenas uma denominação para pessoas com rico conhecimento cultural :/ o cara pode não ouvir vivaldi... mas pode conhecer o conteudo e descobrir sobre, dizendo seu ponto de vista... esse cara tem um rico conhecimento cultural... ele eh cult (y)

Gabriel Wanissang disse...

Concordo com o Boladaço. Vou acrescentar que se você quer postar algo sobre Cult mesmo deveria pesquisar mais, tentar achar algo de fonte confiável, já que você mesmo disse das contrariedades do Wikipédia. Então aconselho que antes de sair dando nomes às coisas, tenha o conhecimento para dar argumentos sérios ou que possam mudar a opinião de quem lê.
Para mim o que deveria valer nesse post seria apenas a parte que menciona a tentativa das pessoas em ser Cult, e gostando de algo para apenas ser rotulada. Tirando isso, não vi conteúdo algum sobre cults.

Sbrabues disse...

Bom, já que vc não viu conteúdo no meu post, irei explicar de forma pormenorizada a intenção deste post.
A idéia principal do post não foi rotular o ditos "cults",mas sim tentar definir um ser "cult", algo que pode se constar no final do primeiro parágrafo!
Após isso eu apenas mostrei o que pode ser uma pessoa cult.
não rotulei, não ofendi e nem sai dando nome às coisas. eu simplesmente tentei achar uma definição para "cult".
Gostaria que você pudesse tentar contribuir de uma forma mais amigável para meu post, mostrando o que é ser cult!

ju mendes disse...

e ele queria mudar a opinião de quem lê? no meu ponto de vista, a finalidade de quem cria um blog é expor sua opinião. mas enfim, o que é ser cult então? se você diz ser um, você podia nos dizer então (:

Gabriel Wanissang disse...

1° Nunca disse ser cult, me familiarizo com as características 2° Não usei meu comentário de forma pejorativa. Caso você não possa ver exatamente o que eu disse, releia. Você queria definir o que poderia ser cult e apenas os comparou com quem ouve Chico Buarque e afins. 3° A exposição de ideias em blog, apesar de não ter a persuasão como objetivo, os leitores querem ler seus pensamentos sobre um assunto para poder formar os deles, logo a mudança de opinião ou o acréscimo de informações é inevitável.

PS:ju mendes, se quer a definição de cult leia o primeiro comentário, mais informações google it e não vá no Wikipédia.

Sbrabues disse...

Não sei quem disse que vc foi pejorativo, vc apenas poderia ser mais amigável, coisa que continua não sendo!
Sr. Wannissang, o comentário do boladaço foi bastante polêmico entre nós pois ele disse que quem tem mais cultura q os demais é cult. Não existe alguém com mais cultura.Não existe nível cultural.Cultura é algo que todos tem na mesma dosagem. É que nem o amor, existem formas de amores diferentes, mas intensidades não!

Gabriel Wanissang disse...

Desculpe-me se pareço ofensivo. Quando escrevo uma crítica ou algo do gênero nunca falo "passivamente" se pode me entender. Então continuando, o fator relevante aqui não seria a possibilidade de medir a cultura, mas sim o conhecimento em áreas distintas. Isso “seria” o Cult, como foi mencionado no primeiro comentário. Amor é adimensional de qualquer forma para mim, mas cultura pode ser intensificada, tanto que a cultura de países é posta a mesa sempre.
A cultura, como você disse, é como amor tem várias formas, mas não intensidades, logo essas diferentes formas de cultura formam sua abrangência e isso sim da sua intensificação, sua medida.

Frederico disse...

eu acho que 2 + 2 = 4 e akbo =D

Sbrabues disse...

Passivamente ≠ Amigável!
Você mesmo confirmou que há formas diferentes de cultura. Porém, formas diferentes de cultura não faz com que uma seja mais abrangente que a outra e pelo fato de você conhecer uma cultura, não faz com que vc participe dela!

Gabriel Wanissang disse...

É você não me entendeu.
A questão não é participar dela, e sim conhecer diferentes tipos de cultura, sua abrangência de conhecimento será cada vez maior.
Saber sobre diferentes assuntos, sobre culturas, sobre novidades. Veja que se comparar alguém alienado e alguém que se pode conversar sobre qualquer assunto e esse será fluente, automaticamente você julgará o outro mais “culturado”. É simples.

Sbrabues disse...

"Saber sobre diferentes assuntos, sobre culturas, sobre novidades"
saber sobre diferentes assuntos e novidades não está nescessariamente relacionado a cultura. E uma pessoa não conhecer culturas diferentes não a torna alienada.
Vc ta usando uns argumentos muito falhos e parece que ainda não entendeu o propósito do post. Leia mais uma vez.

Na minha opinião vc se sentiu ameaçado com meu post e ta tentando salvar sua pele. Relaxa pq se vc se acha cukt, não te julgarei por isso.

Gabriel Wanissang disse...

Sinceramente, olhe meu primeiro comentário, basta. Não me defendi em hora alguma, apenas falei que não vi conteúdo algum no post. Meu comentário foi uma crítica até construtiva, segundo seu próprio post que julga conter informações falhas, e vem falar dos meus argumentos?!
E bem, provavelmente não vou comentar mais aqui. Cansei de falar da mesma coisa para alguém que não irá me ouvir.
Até.

Sbrabues disse...

http://www.youtube.com/watch?v=N5L0QKYaGcc&feature=related

Sbrabues disse...

Vou dizer mais um vez.
"...parece que ainda não entendeu o propósito do post. Leia mais uma vez."

Anônimo disse...

Só p/ esclarecer ao espertão que escreveu o texto: cultura de massa é diferente de cultura popular. Portanto o idiota, pelo que se parece, acho que nunca parou p/ procurar entender o porque funk não é considerado MPB. Obg.

Sbrabues disse...

Vamos lá senhor anônimo, não sei se você sabe ler ou ao menos entender o que você lê, mas o único momento do post que eu falo sobre isso, eu não afirmo que funk é MPB apenas digo entre parênteses: "( lembre-se que popular não é MPB, senão funk tbm é MPB!)"!
Não vou acreditar que você vai entender agora, porque se você não entendeu antes, o que me leva a crer que você vai entender agora? Então vou explicar bem mastigadinho pra você ok!? ^^

MPB não ganha esse título apenas por ser popular mas sim por outros fatores. Catira, Bumba-meu-boi, Funk, Forró e uma cacetada de estilos musicais são populares, mas nem por isso são MPB. Esta me entendendo? O fato de um estilo musical ter o nome de "Música Popular Brasileira" não faz com que qualquer música popular seja MPB. Senão até "Sou Foda" é MPB.

Poxa, uma coisa tão simples e você ficou empacado nisso? A mensagem do post é tão boa pra vc se preocupar com isso.

Outra coisa, toma cuidado com a palavra "massa", ela tem um peso muito grande. Comunicação de Massa, Cultura de Massa, Movimentos de Massa. Não use termos complicados se você não sabe mexer com eles bem.
Abraços.