Um post pra Novacap

Cuspido por Sbrabues sexta-feira, 4 de março de 2011 7 enxeções de saco

Olá garotada, vocês podem estar estranhando um pouco o SV nos últimos dias. Ele está passando por mudanças mas creio que todos se acostumarão! Para seus ouvidos eis Foghat


Para quem mora no DF e já leu jornal ou assitiu algum noticiário sabe o que é a Novacap. Para os leigos e desentendidos: Companhia Urbanizadora da Nova Capital. Sem querer me gabar mas uma palavra que eu já cansei de escutar é a palavra: Novacap. Sempre que vou para o escritório do meu pai eu ouço essa palavra algumas dúzias de vezes, não é por menos já que a principal cliente da empresa dele é a bendita Novacap. Pois bem...

A música do post poderia ser "Welcome to the Jungle" visto que nos últimos meses o DF pode descobrir que cerrado não é vegetação rasteira, mas não sou muito fã dessa música embora ela seja praticamente um hino dos gunsistas. A Novacap além desse, tem muitos outros problemas mas antes de colocar em questão o maior problema irei citar a tragédia que aconteceu com o Diretor da Novacap. Tem que ter muito azar mesmo viu? Para os desinformados Carlos Arthur Viveiros da Costa, 58 estava em um carro no banco do passageiro juntamente com seu motorista e uma mulher (não faço ideia quem era a mulher). Eles foram passar debaixo daquele viaduto do Park Shopping e enquanto estavam passando de carro por lá uma pedra com cerca de 4kg caiu em direção do carro. A pedra perfurou o parabrisa e foi direto no peito do senhor. Foi dessa pra melhor (ou não). Nada contra o cara mas ele tinha que morrer mesmo. UM SEGUNDO ANTES QUE FOSSE ele não teria morrido. E ele era até admirado, na empresa do meu pai por exemplo nego achava ele o máximo. Uma pena né? Talvez não pois existe uma suspeita de que a pedra fosse um fragmento do viaduto que estava em péssimas condições. E quem é o responsável pela reforma dos viadutos?
A NOVACAP! Ironia do destino mesmo mas vamos ao que interessa.

Tem mais de 2 anos que a EPTG está passando por reformas para a ampliação da via e eu sempre sabido fiz a profecia de que a obra daria alguma merda, ainda mais sendo uma obra do governo Arruda. O estranho é que eu acertei dizendo que alguma coisa sairia errada mas errei no que sairia errado, mesmo porque ninguém poderia imaginar no que está acontecendo. Como o Basílio, vamos por partes...
A EPTG possuia 2 vias e foi ampliado o número de vias e o número de faixas por via. Juntamente a isso novas passarelas estão sendo colocadas para maior segurança. Embaixo das passarelas localizam-se os pontos de ônibus. O problema poderia ser nas vias ou nas faixas provocando um engarrafamento ou talvez nas passarelas que fossem muito longe umas das outras. Na verdade isso é um fato, as passarelas são realmente muito distantes umas das outras mas o "Problema" mesmo não esta ai e sim nos pontos de ônibus!
Todos sabem que os pontos de ônibus ficam do lado direito da via para que os passageiros possam  entrar nos coletivos. Mas sabidamente a (novamente) Novacap implantou pontos de ônibus nas partes canhotas da pista, looooooogo são pontos inutilizados. Muito burros né? Agora vão ter que tirar os pontos de lá! DEEEEEEERT pra Novacap. Acabou? QUEM DERA MEU JOVEM! Não bastasse isso, mas agora para consertar essa burrada eles estão fazendo um Big projeto que envolve via exclusiva para ônibus e que utilize esses "pontos especiais" com ônibus reformados e exclusivos para tais paradas.

 


Como se não bastassem os R$244 milhões iniciais para a ampliação da EPTG, irão fazer todo esse bailado apenas para darem uma utilidade para os abrigos dos usuários de transporte público construídos no canteiro central da rodovia. Já foi feito um edital de licitação para a compra de 300 novos ônibus com porta especial à esquerda mas esta passando por adaptações na Secretária de Transportes do DF. 
Vamos ver agora qual solução eles darão para a distância entre as passarelas já que tem muita gente que esta se arriscando atravessar a rodovia na cara dura já que as passarelas encontram-se numa média de 1,5 km de distância. Nessa onda talvez eles façam também uma linha de ônibus apenas para tranpostar as pessoas até as passarelas!

Incrível mesmo, só no Brasil o governo toma tais providências e só no Brasil o Linkin Park ganha de Eric Clapton segundo a votação do Rock in Rio.

7 enxeções de saco:

Nathália Duarte disse...

Teu blog é interessante e informativo, gostei.

Força Jovem disse...

Legal ... !

Força Jovem disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Força Jovem disse...

http://fjbcaiuby.blogspot.com/

Bia Campos disse...

Post ótimo, esclarecedor, curto esse tipo de texto, bem informativo e descontraído.

Abraço.

Anônimo disse...

Não precisa ser um genio para ligar o fato de terem construido errado a parada e o fato da verba para 300 novos onibus com simples roubo de verbas publicas, ai tem mutreta. ;D

Boladaço disse...

Mas pensando bem, a maioria das cidades que possuem um corredor especial para onibus (que será o caso da EPTG), os corredores ocupam o lado esquerdo da pista,para não atrapalhar o transito, e os onibus são "adaptados", com portas dos dois lados. Então não seria nada inédito.