Feliz dia da mentira!

Cuspido por Sr. Smurf segunda-feira, 6 de junho de 2011 4 enxeções de saco

  música do post:
 

 Bom, é obvio que hoje não é o dia da mentira, mas isso não causa confusão porque você sabe disso.

Agora, se disserem algo falso sobre algo que você não conhece, logo, você acreditará. Ou seja, mentiram para você. Por exemplo:
Quando você está estudando, parte-se do pressuposto que aquilo que você está lendo é verídico, ou seja, verdadeiro, de acordo com o que realmente acontece. Já pensou caso o autor daquele livro queira fazer uma “pegadinha” com você, e colocasse informações distorcidas de forma proposital? Isso seria mentira, o que quero dizer aqui é que com a mentira nada, e ninguém evolui. Faz parte do acordo social o “não mentir”.
Enfim, acredito eu que as pessoas podem mentir devido a diversos motivos, dentre eles:
  • Quer enganar alguém de algo.
  • Tem medo de se impor.
  • Quer parecer belo perante os outros, ou seja, vende uma imagem distorcida de si, para que seja aceito no meio em que está presente.
  • Alterar alguma situação para que seja favorável para si.
Sei la, só lembrei desses no momento. Sabe, mentir pode ser até uma saída “fácil” para os problemas, mas paradoxalmente, é mais difícil de ser processado pelo cérebro, além de conhecer a verdade, a pessoa tem que pensar de forma rápida em uma outra historia, e tem que reproduzir isso como se fosse verdadeiro, claro, não sai perfeito, mas de modo geral, as pessoas conseguem enganar as outras facilmente. Já até tentei aprender a descobrir quando uma pessoa está mentindo, consegui aprender, mas não sei se foi o melhor para mim, sei que caso eu não tivesse aprendido hoje eu seria alguém menos cético, porque depois eu comecei a perceber o quanto as pessoas mentem, e lá se foi a minha confiança nos animais...
Mentira, a base de nada. Tem uma torre(de ideias, objetos, seja la o que for) apoiada sobre uma base(pressupostamente verdadeiros e existentes), caso essa base seja de mentira, o que acontece? Tudo construído desmorona. Isso também ocorre nós relacionamentos.
Uma dia você conhece alguém, e começa a admirar a mesma, e depois essa pessoa retira a máscara que usara por todo esse tempo, e logo você percebe que toda a sua admiração era baseada em algo que não existe, você admirava, de forma sincera, apenas a máscara, e depois de retirada percebe que a pessoa não era nem perto daquilo que ela mostrava ser...

E quando a base da amizade é verdadeira, por mais que as pessoas briguem e se afastem entre si, elas ainda assim continuarão a se respeitar.
Mas acredito que de todas as mentiras, as piores são aquelas que a pessoa mente para si, o cérebro é tao incrível que quando gerado uma mentira para si, a pessoa torna aquilo real e válido para si, e acredita fielmente que aquilo faz sentido. E vale a frase, “Você usa tanto uma máscara que, acaba esquecendo de quem você é.”.
Pesquisando um pouco descobri que a mentira pode ser até considerada uma doença, a pseudolalia, e nesses casos, só psicólogos mesmo.
“Ahh, então quer dizer que o Sr Smurf não mente?” Se eu responder que sim, seria uma mentira, mas são coisas que não causam impacto a outras pessoas, a exemplo do título do post, e brincadeiras inofensivas, desfeitas logo depois de pronunciadas...e de modo algum mentirei sobre coisas importantes, como quem eu sou, só para satisfazer alguém...
E sobre o dia da mentira, não entendo o porque desse nome para esse dia, porque seria tão bom se as pessoas só mentissem nesse dia, mas parece que todos fazem ao contrario, aliás se elas mentissem no 1º de abril isso seria uma verdade? Acho que deveria ser chamado de dia da verdade.
Mas sou esperançoso, e ainda assim acredito que com o passar do tempo, as pessoas vão "amadurecendo", e essas situações sejam mais raras.
Enfim, daqui em diante espere bons post's(e isso não é uma mentira com propósitos meramente de propaganda).

Abraços do Sr. Smurf.

4 enxeções de saco:

Sbrabues disse...

Vamos considerar "omitir a verdade" como uma mentira também.

Há 6 verdades sobre o homem:
1- Hipócrita
2- Alienado
3- Preconceituoso
4- Insatisfeito com o que tem
5- Irá morrer
6- Mentiroso

Luís disse...

Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de abril.
Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1 de abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam.
Fonte: wikipedia

Ju Romão disse...

A mentira só depende do que você considera verdade...

Sbrabues disse...

/\ Na verdade, considerar algo verdade não a torna verdade.